top of page

Doença de Crohn e o mistério das bactérias na boca: Nova pesquisa sobre microbioma

Foto do escritor: Dr BenevenutoDr Benevenuto

Atualizado: 21 de ago. de 2023

A doença de Crohn afeta aproximadamente 4 milhões de pessoas em todo o mundo. A condição causa sintomas debilitantes como fadiga crônica, diarreia, dor abdominal, perda de peso e desnutrição. Uma vez que os sintomas se desenvolvem, a doença de Crohn é vitalícia – e, embora haja formas de controlar os sintomas durante as crises, atualmente não há cura.

Palavras Chaves: doença crohn e microbioma

doença chron microbiota
doença de chron microbiota

Microbioma bucal

Nosso microbioma intestinal começa a se desenvolver no momento em que nascemos – primeiro após entrar em contato com bactérias vaginais durante o parto e depois de outras fontes maternas, como leite materno e pele, bem como nosso ambiente.

Quando adultos, nosso intestino se torna uma comunidade próspera de trilhões de bactérias, que, segundo algumas estimativas, superam em 10 vezes o número de nossas células.

Especialista Síndrome do Intestino Irritável
Especialista Síndrome do Intestino Irritável

A maioria das bactérias que chegam ao nosso intestino precisa passar pela boca primeiro. Como resultado, nossa boca contém o segundo maior número de bactérias depois do intestino. E engolimos diariamente milhões dessas bactérias em nossa saliva.

O microbioma bucal é complexo. Cada parte da nossa boca – seja a língua, a bochecha ou a saliva – é composta por diferentes microrganismos, dependendo de fatores como o nível de pH e os níveis de oxigênio.

Essas comunidades de microrganismos podem formar estruturas complexas chamadas biofilmes, onde as bactérias se organizam nas superfícies da boca (a placa dental é um exemplo). As bactérias então interagem entre si e com nossas células imunológicas para criar um estado de saúde harmonioso.

Existem algumas razões pelas quais os pesquisadores pensam que o microbioma bucal pode desempenhar um papel na doença de Crohn.

Primeiro, estudos indicam que pessoas com doença de Crohn têm bactérias diferentes em suas bocas em comparação com aquelas sem a condição. Isso poderia sugerir que certas espécies de bactérias presentes na boca podem desempenhar um papel na doença de Crohn.

Em segundo lugar, algumas espécies de bactérias comumente encontradas em maior abundância no intestino de pessoas com doença de Crohn em comparação com pessoas saudáveis também estão presentes na boca. Isso é talvez surpreendente, dado que a rota de entrada das bactérias no intestino inferior geralmente é através da boca. Na verdade, não é incomum que pessoas com doença de Crohn desenvolvam úlceras na boca, além das comumente observadas no intestino.

Pesquisas em humanos também sugerem que uma bactéria bucal em particular, chamada Veillonella parvula, é abundante nos intestinos de pessoas com doença de Crohn. Essa bactéria está associada a doenças como periodontite e até mesmo meningite.

Normalmente, ela é encontrada no microbioma bucal, mas um estudo notável mostrou que ela encontrou uma maneira de viver no intestino inferior.

Se outros culpados bacterianos da doença de Crohn encontrados no intestino também forem encontrados na boca, isso pode permitir que os pesquisadores desenvolvam melhores testes que precisem apenas de uma amostra de saliva para diagnosticar a doença. Isso seria muito mais fácil do que precisar que os pacientes forneçam uma amostra de fezes ou tecido intestinal.

Os pesquisadores também precisarão investigar se o microbioma bucal pode causar a doença de Crohn.

Pesquisas em camundongos sugerem que a inflamação (que ocorre quando o sistema imunológico é ativado por um patógeno) facilita o crescimento de certos tipos de bactérias – levando a uma maior inflamação e uma superativação das células imunológicas.

Se o mesmo for verdadeiro para as bactérias bucais relacionadas à doença de Crohn, isso poderia sugerir que o crescimento excessivo de bactérias e a inflamação na boca são uma possível causa raiz da doença.

Depoimentos Síndrome do Intestino Irritável
Depoimentos Síndrome do Intestino Irritável
 

Fonte:

_____________________________________________________________________

IMPORTANTE: As informações de Saúde disponíveis nesse Blog possuem apenas caráter educativo e não substitui o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento com o profissional de saúde (médico, nutricionista, psicólogo...).


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Dr. Benevenuto, L. C.

Telefone e WhatsApp (21) 98285-4256

ENTRE EM CONTATO

1 Cor 6:12 Todas as coisas me são lícitas (Comida, Bebida), mas nem todas me convêm e NÃO ME DEIXAREI DOMINAR por nenhuma

©2022 por Síndrome do Intestino Irritável . Org

bottom of page